01/06/12 | 18:55
PMM abre processo seletivo para contratação de professor indígena

EDUCAÇÃO INDÍGENA

Por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Prefeitura de Manaus abriu processo seletivo para contratação temporária, com cadastro de reserva, de 25 professores indígenas. O Edital nº 02/2012 foi publicado no Diário Oficial do Município do último dia 31 de maio e pode ser acessado por meio do site www.manaus.am.gov.br. As inscrições podem ser feitas na sede da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM/Semed), situada na Rua Maceió, nº 2000, no Parque Dez, de 06 a 20 de junho.

Após ser reconhecida, através do decreto nº 1.394/11, essa é a primeira vez na história que a Semed faz um processo seletivo específico para a contratação de professores da categoria indígena. Os novos contratados irão suprir a demanda da educação indígena no município de Manaus que atualmente tem cerca de mil alunos.

Segundo a Gerente de Educação Escolar Indígena da Semed, Socorro Lima, os professores serão encaminhados para escolas da categoria e espaços educativos, que são os centros culturais das etnias que também são atendidos pela Secretaria. “A proposta da prefeitura é sair dos espaços educativos e viabilizar escolas específicas para esses povos, adequadas para atendimento de educação escolar indígena. Com esse quantitativo já é possível organizar isso”, disse.

Requisitos exigidos

É necessário que o candidato comprove que é indígena, através do RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena) e que domine a língua materna da etnia onde irá trabalhar, já que as aulas são bilíngues, em que os alunos aprendem tanto no português quanto na língua mãe. “O professor vai ensinar a grade curricular nacional transformando esse currículo na língua, fazendo a tradução do português para a língua materna e da língua materna para o português”, explicou Socorro Lima.

Remuneração

O salário será de R$ 1.111,48 reais para carga horária de 20h de trabalhos semanais. O contrato será de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com as necessidades da Secretaria. Os professores selecionados irão atuar em 20 comunidades indígenas.

Tecnologia

Os novos professores indígenas que serão destinados para a comunidade Tikuna Wotchimaücü terão à disposição a tecnologia para auxiliar o processo de ensino, já que A PMM inaugurou no espaço cultural da comunidade, no último dia 28 de março, o 1º Centro de Inclusão Digital Indígena Telecentro indígena, com 10 computadores com acesso à internet.

Secretaria Municipal de Comunicação – Semcom Contato: 3625-6908 semcom@pmm.am.gov.br FOTO: RODEMARQUES ABREU / SEMCOM