30/10/13 | 12:10
Higiene bucal é tema de palestra no Manausmed
Higiene bucal

Durante a ação, segurados do Manausmed receberam kits de higiene bucal. Foto: Marinho Ramos/Semcom

Os segurados do Serviço de Assistência à Saúde do Servidor Público do Município de Manaus (Manausmed) que foram ao setor de atendimento da secretaria, na manhã desta quarta-feira, 30, puderam assistir a palestra da cirurgiã dentista Kelly Scheneider e, ainda, receber kits de higiene bucal, acompanhados de panfletos e cartilhas educativas. A ação integra a semana de conscientização sobre os cuidados com a boca e foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O senhor João Bosco Ribeiro, 50, foi um dos que acompanharam e apoiaram a palestra ministrada durante a manhã. ”Acabei de assistir  uma apresentação esclarecedora, a explicação foi construtiva”, elogiou o servidor da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação (Seminfh).

Ribeiro aproveitou a ida ao Serviço de Saúde para esclarecer dúvidas sobre o intervalo ideal de tempo para a escovação. “Sempre quis saber quais os problemas causados à pessoa que demora a escovar os dentes e até mesmo com aqueles que não escovam. Hoje, soube que a escovação auxilia no combate as bactérias, processo já iniciado pela saliva”, disse.

Segundo a dentista Kelly, a palestra é um forte apoio ao alerta sobre os cuidados necessários com a boca, a escovação dos dentes e o tempo certo para procurar um profissional. “As mães precisam desde cedo levar os filhos ao dentista e os idosos, que utilizam prótese, também precisam saber a forma adequada de realizar a escovação. O câncer bucal foi outro problema que levantamos durante a palestra. Ele tem de ser identificado e tratado o quanto antes”, alertou a profissional de saúde.

Os serviços

A dentista ressaltou, ainda, que a prefeitura disponibiliza de atendimento odontológico. “A prefeitura oferece serviços básicos nas unidades básicas e casas de saúde, além do atendimento especializado no Centros de Especialidades Odontológicas, o CEO. Sendo assim, a pessoa deve procurar uma Unidade Básica de Saúde para que o dentista faça um exame e tenha um diagnóstico”, explica. Caso o problema diagnosticado seja simples, a própria Unidade Básica de Saúde (UBS) realizará o atendimento. Em situações mais complexas, o paciente receberá encaminhamento para ser atendido em consulta com hora e dia agendados com o profissional da especialidade adequada.

LOCAIS DE ATENDIMENTO

CEO Zona Norte (Dr. Rubim Sá)

Endereço: Rua 77, Quadra 240, nº 26, Cidade Nova 2

Contato: 3641-6730 –

Serviços – Diagnóstico Oral e Cirurgia Oral Menor, Endodontia de dente permanente, Atenção à saúde da pessoa com deficiência e odontopediatria.

CEO Oeste (Prof. João Luis Ribeiro Mendonça):

Endereço: Rua Comandante Paula Lasmar, s/n, Conjunto Santos Dumont

Contato: 3214-7712 / 3216-7792

Serviços: Diagnóstico Oral e Cirurgia Oral Menor, Endodontia de dente permanente e decíduo, Periodontia, odontopediatria, ortodontia preventiva, prótese dentária, Atenção à saúde da pessoa com deficiência, Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular.

CEO Zona Sul (Dr. José Fortunato de Oliveira)

Endereço: Rua São Lázaro, s/n, bairro São Lázaro, próximo a garagem da linha 708.

Contato: 3214-3303

Serviços: Diagnóstico Oral e Cirurgia Oral Menor, Endodontia de dente permanente e decíduo, Periodontia, odontopediatria e atenção à saúde da pessoa com deficiência.